Dicas

5 tipos de acabamento de parede que transformam sua casa

junho 3, 2019
acabamento de parede
Tempo de leitura 3 min

Na hora de construir ou reformar, a escolha do acabamento de parede faz toda a diferença no resultado final e no valor da obra. Afinal, o mercado oferece inúmeras opções de revestimentos, para todos os gostos e bolsos.

Mas a decisão não deve se basear apenas no custo do material. Cada um deles tem suas indicações e contraindicações, e a grande oferta de cores, padrões e marcas pode confundir o comprador.

Se você está no meio de uma obra e precisa escolher o acabamento de parede, confira as melhores opções disponíveis no mercado.

1. Azulejos

Caso sua procura seja por um revestimento tradicional, até mesmo com estilo retrô, o azulejo é a escolha perfeita! Indicado principalmente para banheiros e cozinhas, eles são encontrados em diversas cores, estampas e formatos.

Uma tendência de decoração em alta no momento é o uso de alguns azulejos coloridos e outros em cor neutra, formando desenhos geométricos e contrastes.

2. Ladrilho hidráulico

O ladrilho costumava ser usado apenas na parede adjacente à bancada da cozinha, harmonizando com uma decoração em estilo retrô — que, inclusive, voltou à moda recentemente. Aos poucos, porém, esse revestimento começou a ser usado em outros espaços, como banheiros, varandas e áreas externas.

O que mais chama a atenção nos ladrilhos hidráulicos são os desenhos elaborados em figuras geométricas ou padrões florais. Como são feitos de modo artesanal, podem elevar o custo da obra.

3. Madeira

A madeira costuma ser usada como revestimento em pisos, na forma de assoalho, piso laminado e tábua corrida. No entanto, nada impede o uso da madeira de demolição no acabamento de parede, já que se trata de uma opção resistente e que pode durar muitos anos.

Um painel de madeira pode substituir totalmente uma parede, dando um ar rústico e natural ao ambiente. Porém, é importante selecionar um material de qualidade e providenciar o tratamento correto para a madeira, a fim de evitar desgaste ou infestação por insetos.

Se você gosta do visual que a madeira proporciona, mas está em busca de um acabamento mais prático, é possível optar por revestimentos que a imitam.

4. Massa texturizada

Quem optar por massa texturizada como acabamento de parede pode dispensar a tinta e o reboco, mas vai precisar de um profissional especializado para criar as texturas e os desenhos desejados.

A aplicação da massa normalmente é feita com rolo ou desempenadeira em apenas uma parede do ambiente — quando em áreas internas. Nesse caso, é importante utilizar cores que combinem entre si para a massa e a tinta das demais paredes.

5. Pastilhas

Para um visual mais delicado, as pastilhas são a escolha ideal, especialmente em cozinhas e banheiros. Elas podem ser aplicadas em toda a extensão da parede ou em pequenas faixas horizontais ou verticais, combinadas com outros revestimentos, como azulejos.

Dentro do box ou próximo à pia da cozinha, por exemplo, as pastilhas oferecem praticidade na hora da limpeza e podem quebrar o visual monótono com cores vibrantes.

Para escolher entre uma das várias opções para acabamento de parede, é preciso considerar o tipo de ambiente, o estilo do imóvel, as necessidades dos moradores e a relação entre custo e benefício de cada material.

Alguns revestimentos podem ser trocados com frequência, até mesmo sem auxílio profissional, mudando a aparência do ambiente de forma rápida e prática. Já outros precisam de cuidados maiores na instalação e, por isso, exigem mão de obra especializada.

E você, já escolheu o acabamento de parede da sua casa? Qual desses revestimentos é o seu preferido? Deixe seu comentário!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário