Dicas

Saiba como calcular o preço de mão de obra de construção civil

março 21, 2019
preço de mão de obra de construção
Tempo de leitura 3 min

Na criação do lar perfeito, é preciso muito planejamento durante as obras e reformas, para que tudo seja realizado de acordo com os desejos dos moradores. Mesmo para as construções particulares, é necessário pesquisar sobre o preço de mão de obra de construção e materiais que serão utilizados, para que orçamento familiar não seja prejudicado.

Se você deseja aprender sobre o cálculo de preço de mão de obra de construção, confira o texto abaixo e dicas que vão te ajudar na sua construção.

Preço por metro quadrado

Para calcular o preço de mão de obra por metro quadrado, primeiro, precisamos saber as medidas do terreno. Você pode contar com a ajuda profissional para obtê-las. Se for uma reforma, como a colocação de porcelanato, você pode utilizar uma trena, medir a largura e altura e depois multiplicar os dois valores para determinar a área em metros quadrados.

Depois de obter o valor em m², pesquise por profissionais que trabalham cobrando por m² e multiplique pelo valor medido por você. Dessa forma, você tem uma aproximação de quanto será gasto durante a fase de construção.

Diferença entre mão de obra direta e indireta

A mão de obra direta (MOD) diz respeito aos profissionais diretamente responsáveis pela execução de atividades ligadas ao projeto, enquanto a indireta (MOI) é relacionada aos serviços de apoio.

No caso de uma construção, os trabalhadores que correspondem à MOD são os responsáveis pelo trabalho, como os pedreiros, ajudantes, encanadores, eletricistas, e outros. Geralmente, esses profissionais cobram por m², então, utilizando a fórmula apresentada anteriormente, você consegue estimar o custo total que será gasto com cada um.

Já nos casos de pequenas construções e reparos, o custo com a MOI tende a ser baixo, visto que poucos profissionais formam a equipe de trabalho. Em grandes construtoras, um exemplo de MOI seria a equipe administrativa, que não está envolvida diretamente com a produção, mas fornece todo o apoio necessário.

Valor de cada etapa de construção

Como cada projeto é diferente, é impossível precificar um valor por m² que seja único para todas as regiões brasileiras e tipos de obras.

De acordo com o tipo de solo, acabamentos e outras particularidades da construção, o preço pode variar, assim como o valor dos profissionais é maior ou menor em cada região devido a fatores como oferta e demanda, grau de especialização, custo de vida e outros.

Dito isso, vamos indicar a porcentagem média aproximada de custo correspondente a cada etapa da obra, para que você consiga ter uma base para se espelhar.

  • fase de projetos e aprovações: varia entre 3% e 5%;
  • preparações preliminares: até 3%;
  • fundações: variam entre 3% e 7%;
  • estrutura: entre 12% e 20%;
  • fechamentos: entre 10% e 19%;
  • cobertura: entre 3% e 5%;
  • instalações hidráulicas e elétricas: aproximadamente 8%;
  • acabamentos: podem variar entre 20% e 38%.

Portanto, antes de começar a construir ou reformar a sua residência, faça o cálculo do preço de mão de obra de construção para integrar o seu orçamento e, assim, fazer um bom planejamento financeiro. A organização é a chave para desenvolver uma obra com qualidade e sem dores de cabeça.

Gostou das nossas dicas para calcular o preço de mão de obra de construção civil? Ajude a divulgar esse conhecimento compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário