Faça você mesmo

4 dicas de como decorar uma casa e ampliar os espaços

dezembro 28, 2018
como decorar uma casa
Tempo de leitura 3 min

Quem busca ideias de como decorar uma casa costuma ter objetivos específicos em mente. Um dos mais comuns é a possibilidade de ampliar os espaços, seja com truques visuais, seja com pequenas reformas que envolvam mudança de estilo, substituição de materiais ou adição de novos elementos.

De fato, existem várias soluções que proporcionam o efeito de amplitude. Pensando nisso, criamos este post com 4 dicas para você tirar maior proveito de ambientes internos e externos. Confira todas e saiba como começar!

1. Usar cores claras

Trata-se de uma tática bastante conhecida entre os profissionais da arquitetura porque, visualmente, consegue deixar um recinto maior do que realmente é. A impressão ocorre por causa da claridade dos tons suaves, que refletem melhor a luz e geram amplitude.

Assim, se sua casa tem muitos pisos e paredes escuras, o ideal é trabalhar essas superfícies com nuances claras. Branco é a melhor opção, mas você pode variar com bege, cinza, creme ou tons pastel. A vantagem é que existem inúmeras técnicas para incluir essas cores nos ambientes: pintura, adesivos, papel de parede, revestimentos, texturas, e muito mais.

2. Adicionar espelhos

Presentes na maioria das residências, os espelhos são ótimos aliados quando o assunto é ampliar espaços. Mas como decorar uma casa com esse acessório sem dar a impressão de que ele foi colocado no lugar errado? Para começar, invista em peças grandes e sem muitos detalhes (bordas, ornamentos etc.).

Também é fundamental posicionar os espelhos em pontos que permitam refletir o máximo de elementos do cômodo — na sala, por exemplo, pode ser a parede que fica em frente a uma estante repleta de objetos ou uma divisória que fica voltada para a cozinha.

A superfície do espelho vai refletir tudo o que estiver diante dela, proporcionando o efeito de continuidade e profundidade. Em outras palavras, é como se houvesse mais coisas além do cômodo, o que contribui para a sensação de amplitude.

3. Valorizar a iluminação

Cores claras + espelhos é a combinação perfeita para aumentar os ambientes. Mas a dupla não funciona muito bem se houver pouca luz, seja natural ou artificial. Por isso, é importante que você também considere a oferta de claridade no momento de fazer uma reforma decorativa.

Entra pouco sol na casa? Que tal verificar a possibilidade de trocar as aberturas atuais (portas e janelas) por modelos maiores? Ou, quem sabe, substituir cortinas espessas por tecidos mais leves e fluidos? A luz deve ser abundante para que reflita nas superfícies claras e nos espelhos.

Quanto às áreas externas, incluindo as cobertas, vale investir em bons recursos que forneçam luminosidade à noite. Para isso há diversas luminárias além das lâmpadas centrais: arandelas de parede, spots para embutir em piscina ou calçadas, balizadores para jardim, refletores para destacar plantas etc.

4. Criar linhas horizontais

A percepção de lugar amplo é potencializada quando o ambiente traz diversas linhas horizontais. Portanto, que tal aproveitar o momento da reforma para incluir móveis que tenham essa característica? Modelos baixos e compridos são perfeitos porque não criam barreiras visuais.

No espaço livre que fica sobre as peças você pode pendurar quadros, fotografias e prateleiras longas — que mantenham o predomínio do sentido horizontal. Também é legal priorizar mobília com design simples e linhas retas, visto que o excesso de ornamentos tende a pesar e “roubar” espaço.

Agora que você sabe como decorar uma casa para obter amplitude, já pode pesquisar produtos em diferentes lojas. O cuidado com a seleção de materiais de qualidade fará toda a diferença em suas reformas, garantindo um visual bonito e evitando o retrabalho.

Se gostou das ideias e pretende levá-las a outras pessoas, que tal começar pelas redes sociais? Compartilhe este conteúdo e informe seus contatos!

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder Reforma de casas: 4 dicas de segurança e cuidados essenciais! | Blog Guedes Materiais janeiro 25, 2019 at 3:00 pm

    […] reforma de casas é uma boa alternativa para quem deseja modificar o ambiente. Ela pode alterar o espaço completamente, gerando novas formas de utilizar o […]

  • Deixe um comentário