Faça você mesmo

Como desentupir vaso de maneira prática? Aprenda agora

maio 29, 2019
como desentupir vaso
Tempo de leitura 4 min

Os entupimentos são comuns nas residências e podem surgir a qualquer momento. Logo, é importante ter noção dos processos envolvidos em um reparo hidráulico. Como a fonte do problema muitas vezes está no banheiro, é normal que as pessoas procurem dicas sobre como desentupir vaso sanitário.

Jogar objetos e outros materiais — como papel higiênico, absorventes descartáveis e preservativos — na privada só piora a situação. Então, é fundamental evitar essas práticas para prevenir futuros entupimentos.

Agora, se o problema já se instalou em sua casa, não se preocupe! Vamos mostrar várias maneiras de resolvê-lo para que você se livre da dor de cabeça. Confira!

Com desentupidor

A forma mais simples, rápida e econômica é apostar no velho desentupidor. O instrumento resolve o contratempo na maioria das vezes, afinal, foi especialmente desenvolvido para isso.

Antes de usá-lo, levante a tampa e o assento sanitário e certifique-se de que a bacia está com água suficiente. Em seguida, direcione a boca do desentupidor para a saída de água e empurre até obter vedação e criar um vácuo de ar.

O próximo passo é realizar movimentos rápidos, empurrando o cabo do instrumento para fazer pressão contra o elemento que estiver obstruindo o cano. Se ouvir um barulho de borbulhas, resultado de uma sucção, significa que deu certo e que você já pode dar a descarga normalmente.

Com vinagre e bicarbonato de sódio

Muitas pessoas apostam em soluções caseiras para lidar com o problema de entupimento do vaso sanitário. Uma das mais populares é a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, dois ingredientes fáceis de encontrar na cozinha de qualquer residência.

Para fazer, coloque 1/2 copo de bicarbonato e 1/2 copo de vinagre em um recipiente e mexa bem. A união dos produtos criará uma solução efervescente capaz de desobstruir a passagem de água. Para melhores resultados, o ideal é jogar a mistura na privada e deixar agir por alguns minutos.

Após esperar por um tempo, dê a descarga quantas vezes achar necessário. Se funcionar, você terá uma privada desentupida e mais limpa devido à ação das substâncias utilizadas — ótima opção para complementar a faxina do banheiro e deixá-lo brilhando.

Com água sanitária ou detergente

Aqui, o método utilizado dependerá do tempo que você tem disponível para resolver o problema. Portanto, se quer saber como desentupir vaso sanitário, mas precisa ficar fora de casa o dia todo, a saída é jogar água sanitária pura na privada e deixar o produto agindo por, no mínimo, 3 horas.

Assim que retornar à residência, acione a válvula de descarga e verifique se a água desce normalmente. Se não funcionar na primeira tentativa, repita o processo ou experimente outras técnicas.

Uma boa opção para quem tem pressa é utilizar detergente diluído em água fervente. Para garantir que o volume será despejado com a temperatura certa (bem quente), a dica é preparar a mistura em um balde grande. Então, com muito cuidado, adicione a solução na privada e dê a descarga.

Com soda cáustica

Embora eficiente, essa opção só deve ser considerada quando outras não surtirem efeito. Isso porque envolve um produto químico forte, que pode danificar os encanamentos se usado em excesso. A substância também traz riscos e não deve ter contato com a pele e com as vias respiratórias. Assim, é crucial utilizar luvas e máscara antes de manipulá-la.

Para preparar a solução, encha um balde com água, adicione 2 colheres de sopa de soda cáustica e 2 colheres de sopa de sal. Despeje tudo dentro da bacia para dar a descarga e avaliar o resultado. Ao contrário das outras dicas, esse procedimento não deve ser repetido com frequência.

Testou todas as possibilidades e ainda não atingiu seu objetivo? Nesse caso, procure um serviço especializado para evitar incômodos. Um profissional capacitado não só consegue resolver o problema rapidamente, como também conhece os cuidados necessários para a aplicação de cada técnica.

Agora você sabe como desentupir vaso sanitário e pode escolher a melhor dica para se livrar desse inconveniente. De quebra, conseguirá dar atenção a outras tarefas e manter a limpeza do seu banheiro sempre em dia.

Por falar em banheiro, acesse o nosso site e confira os produtos disponíveis para melhorar ainda mais esse espaço na sua casa!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário