Dicas

Entenda como escolher a tinta de sua casa e acerte em cheio

maio 20, 2019
como escolher a tinta
Tempo de leitura 3 min

Você também tem dúvidas sobre como escolher a tinta na hora de pintar as paredes da sua casa? Por mais que pareça uma tarefa simples, a infinidade de opções disponíveis nas lojas especializadas pode confundir até mesmo os mais experientes.

Por isso, antes de escolher a cor ideal para decorar sua casa ou apartamento, é fundamental saber exatamente qual é o tipo certo de tinta para cada ambiente. Dessa forma, você garante a durabilidade do serviço e a qualidade do acabamento.

Quer entender melhor qual a indicação para cada variedade de tinta e como fazer a escolha certa na hora de comprar? Acompanhe.

Para áreas molhadas: tinta epóxi

A tinta epóxi não é solúvel em água, e por isso é a mais indicada para pintura de áreas molhadas (como banheiro e cozinha) e inundadas (como a caixa d’água e piscinas). Oferecem impermeabilização e boa durabilidade, mas devem ser aplicadas por um profissional especializado, para evitar bolhas e até descolamento da tinta.

Para ambientes internos: tinta látex PVA

A pintura das áreas internas do imóvel, como quartos e sala, não precisa de manutenção constante, uma vez que não está exposta ao sol e à chuva. A tinta látex PVA é solúvel em água, o que facilita sua aplicação e permite que a pintura seja feita por qualquer pessoa.

Além disso, ela não tem cheiro forte, a secagem é rápida e oferece boa cobertura — em algumas marcas, é possível concluir o serviço em apenas uma demão. Para limpar, basta um pano úmido.

Para ambientes externos: tinta acrílica

Assim como o látex, a tinta acrílica seca rapidamente e também é solúvel em água. A diferença está na sua composição: por conter resinas acrílicas, ela é capaz de impermeabilizar a parede. Por isso, pode ser usada em áreas externas, expostas à chuva.

Para portas e janelas: tinta a óleo ou esmalte

As tintas esmalte ou à base de óleo são indicadas para pintura de elementos em ferro e madeira, como:

  • portas e batentes;
  • corrimões;
  • janelas;
  • estruturas metálicas;
  • portões;
  • móveis em madeira.

A tinta esmalte tem como base produtos sintéticos não solúveis em água, e por isso são indicadas para áreas externas que sofrem com a ação dos elementos.

Para o gesso: tinta especial

A decoração feita com gesso em paredes e tetos exige atenção especial na hora da pintura. O gesso demanda uma tinta específica, e a pintura deve ser cuidadosa para preservar suas características e oferecer a melhor cobertura possível.

Outra dica importante que pode ajudar na escolha da tinta certa para sua casa é observar as informações do rótulo, que indicam a forma de aplicação, o rendimento e a durabilidade. Evite marcas desconhecidas ou com rendimento baixo: é possível que você gaste mais material para cobrir a mesma área, ou tenha que refazer o serviço para corrigir imperfeições na pintura.

Agora que você já sabe como escolher a tinta para cada ambiente, é hora de ir às compras! Que tal conferir as opções da Guedes Materiais? Na loja virtual você encontra produtos das melhores marcas com preços baixos e opção de parcelamento no cartão!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário