Faça você mesmo

Passo a passo: veja como fazer um jardim vertical em casa!

julho 1, 2019
como fazer um jardim vertical
Tempo de leitura 3 min

Os jardins verticais são um tipo de ornamentação em que os vasos de plantas são fixados na parede com um suporte. Eles são uma ótima opção para quem vive em apartamentos ou em outro tipo de residência que não tenha espaço para um jardim convencional.

Essa decoração tem ganhado cada vez mais adeptos pela praticidade do método e por conferir mais frescor e beleza ao ambiente com flores coloridas ou folhagens verdes. Por isso, fizemos um prático e completo passo a passo para você aprender como fazer um jardim vertical em casa. Confira!

Escolha o local ideal

Os jardins verticais podem ser fixados em praticamente qualquer ambiente da casa, por isso são muito versáteis. O importante é aproveitar espaços que não estão sendo utilizados e otimizar o aproveitamento da luz natural.

Se a instalação for feita na parte interna da casa, precisa ser em um local que não atrapalhe a circulação e que, ao mesmo tempo, tenha boa visibilidade. Pensando nisso, uma parede da sala de estar onde o sol incida por boa parte do dia é uma ótima opção. A estrutura é bem-vinda também em outros locais, como a cozinha e a varanda.

Separe os materiais necessários

O painel em que serão fixados os vegetais é chamado de treliça. É possível encontrar treliças de madeira ou de bambu, assim como reaproveitar um palete para essa finalidade. Também são necessários vasos como os de cerâmica ou aqueles feitos do reaproveitamento de garrafas PET — dessa forma, algo que iria para o lixo ganha uma nova cara.

Bem como é preciso contar com ferramentas para furar a parede e nivelar o painel, além de parafusos, ganchos e outros itens. Esse é um dos passos mais importantes para entender como fazer um jardim vertical.

Escolha e prepare as plantas

Depois de separar os vasos, é o momento de escolher as plantas e preparar as mudas. Pense se você gostaria de um jardim mais colorido ou mais verde e comece a pesquisar as espécies a partir daí.

Leve em consideração aquelas que têm maior resistência em ficar em um ambiente interno, por exemplo. Se o seu jardim vertical for feito para a cozinha, considere plantar ervas aromáticas e temperos para cozinhar de maneira mais sustentável e saudável.

Instale o painel

Quando estiver definido o lugar do seu jardim vertical, faça as marcações na parede para a fixação do painel. Tenha cuidado para que todas as marcas estejam alinhadas e no mesmo nível para então fazer os furos. Após isso, fixe a treliça escolhida e coloque ganchos distribuídos para que o peso seja dividido.

Faça o posicionamento dos vasos

Finalmente, prenda os vasos de plantas no painel com o auxílio de ganchos ou braçadeiras. Lembre-se de não fazer isso de maneira deliberada, planeje bem o posicionamento para garantir a harmonia do jardim vertical e do ambiente como um todo.

Pronto! Com esse passo a passo ficou mais fácil saber como fazer um jardim vertical, não é mesmo? Então, experimente esse projeto e deixe a sua casa mais alegre.

Gostou deste conteúdo? Então, venha nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Linkedin para ver nossas postagens em primeira mão!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário