Faça você mesmo

Saiba agora mesmo como instalar porcelanato

maio 23, 2019
como instalar porcelanato
Tempo de leitura 3 min

Um dos acabamentos mais utilizados nas reformas é o porcelanato. Além de ter um resultado muito bonito, ele tem algumas características diferentes da instalação de um piso de cerâmica comum. Por isso, algumas dúvidas sobre como instalar porcelanato podem surgir.

Nesse processo, sempre procure a ajuda de um profissional e compre materiais de qualidade, em bons fornecedores: esse cuidado com certeza vai ser um diferencial no acabamento da sua obra.

Veja abaixo como instalar porcelanato na sua obra ou reforma evitando prejuízo e garantindo o bom acabamento da superfície. Acompanhe!

Contrate um profissional qualificado

Para a instalação de porcelanato, o mais indicado é que um profissional qualificado seja o responsável por essa etapa da construção. Além da experiência comprovada, ele já possui ferramentas de corte e faz o trabalho com mais agilidade. Algumas peças de porcelanato são mais pesadas e maiores que o piso de cerâmica comum, então exigem mais cuidado e preparo na sua colocação.

Mesmo que seja necessário gastar com o valor da mão de obra, é bem provável que o profissional termine mais rápido e libere aquela área para as outras fases da obra, adiantando o cronograma.

Confira os materiais necessários

Argamassa

Existem diversos tipos de argamassa no mercado. Lembre-se de garantir que está adquirindo a argamassa específica para porcelanato, pois não se pode utilizar uma argamassa comum em seu assentamento, evitando assim problemas futuros.

Porcelanato

É o elemento principal dessa fase da obra. O ideal é fazer a compra do porcelanato em quantidade maior do que o necessário. Adquirir aproximadamente 10% a mais do calculado garante que, em caso de quebra, você tenha porcelanato reserva.

Além disso, manter esse pequeno estoque depois da reforma garante que se houver alguma necessidade de quebra ou reparo no futuro, você pode fazer o serviço tranquilamente, sem ter que trocar todo o piso ou parede. Mesmo sendo de marca e cor iguais, a diferença de lotes pode ocasionar pequena discrepância nas cores do material.

Rejunte

O rejunte é a finalização do trabalho de assentamento de pisos. Ele precisa ser passado entre as peças de porcelanato ao final do serviço para dar o acabamento.

Adquira as ferramentas utilizadas

As ferramentas mais utilizadas por profissionais no assentamento de porcelanato são:

  • desempenadeira;
  • raspador de rejunte;
  • lâmina para raspador;
  • linha;
  • serra de cortar piso;
  • nivelador/separador de porcelanato.

Veja os cuidados necessários para a instalação

Para manter a qualidade do porcelanato, veja alguns cuidados que devem ser tomados durante a obra:

  • verificar se a superfície está plana e regular, sem buracos e pronta para receber a argamassa;
  • aplicar o piso no contrapiso ou emboço após 14 dias de assentamento do contrapiso para garantir a qualidade;
  • finalizar todas as instalações elétricas e hidráulicas do local que receberá o porcelanato e contrapiso antes do procedimento.

Seguindo as dicas, o profissional evita o retrabalho. A partir do momento que uma parte da instalação hidráulica fica sem fazer, por exemplo, e o porcelanato já está instalado, é necessário quebrar tudo, retirar, arrumar o que ficou faltando e refazer. Isso gera desperdício de mão de obra e material, gastando duas vezes mais do que era necessário.

Saber como instalar porcelanatos pode gerar muitas dúvidas devido à fragilidade no material. Além dos cuidados que devem ser tomados durante a instalação, o mais importante é garantir que os materiais e ferramentas utilizados sejam de qualidade. Para isso, você deve contar com fornecedores de boa reputação no mercado. Assim, é possível comprar todos os materiais necessários para a sua obra com garantia de segurança.

Aproveite sua visita e veja mais produtos de construção e assentamento de porcelanato no nosso site!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário