Faça você mesmo

Sabe como instalar torneira? Confira 3 dicas

junho 3, 2019
como instalar torneira
Tempo de leitura 3 min

Chegou a hora de trocar a torneira, não é mesmo? Ficar adiando esse serviço pode aumentar muito o consumo de água, o que é ruim para o meio ambiente e também para o seu bolso. Ainda bem que não é preciso contratar alguém para fazer esse serviço. Afinal, nós preparamos este artigo! Com ele, você vai aprender como instalar uma torneira.

Então continue a leitura e confira o passo a passo de como fazer uma troca de torneira sem complicações. Vamos lá?

Quais são os principais tipos de torneiras?

Existem torneiras de bancada, que são usadas nas pias de banheiros, e as de parede, usadas nas pias de cozinhas. Além disso, você também pode escolher entre modelos de bica alta ou baixa, o que influi no comprimento da peça. Em vista da variedade, na hora de comprar uma torneira nova, preste atenção nesses detalhes, ok?

Como instalar uma torneira?

Antes de instalar uma torneira nova, verifique se você tem a principal ferramenta necessária: chave de grifo ou chave-inglesa. Além disso, será preciso usar fita veda rosca. Veja como fazer a troca.

1. Feche o registro

Em primeiro lugar, feche o registro geral de água. Na maioria das residências, existe um no banheiro e outro na cozinha, geralmente entre 2 a 2,5 metros de altura. Depois de fechá-lo, abra a torneira para esgotar a água que está no encanamento.

Acontece que algumas casas não têm um registro geral. Se esse for o seu caso, será preciso esvaziar a caixa d’água. Para não haver desperdício, você pode fechar o registro do medidor e aguardar que a caixa se esvazie com o uso normal da água.

2. Retire a torneira antiga

Dependendo do tipo de torneira — de bancada ou de parede — a retirada é feita de forma diferente.

Banheiro

As torneiras usadas nesse local são as de bancada. Nesse caso, você precisa retirar o engate flexível (é como um cano flexível que mede entre 30 cm a 40 cm) que está rosqueado na parte de baixo da torneira. Com a mão, gire a conexão até que ela se solte.

Agora, é hora de retirar a torneira do lavatório. Para isso, gire a porca que está na parte de baixo com a ajuda da chave-inglesa ou da chave de grifo, até que fique frouxa. Depois, termine a retirada da porca com a mão.

Cozinha

Gire a torneira — que, nesse caso, é a de parede — no sentido anti-horário até que ela se solte completamente da parede.

3. Instale a torneira nova

Aqui tem alguns segredinhos sobre fita veda rosca que você vai gostar de aprender!

Banheiro

Nesse caso, não se usa veda rosca! Sabe por quê? Aqui a vedação é feita no próprio engate flexível. Observe que, na parte interna da entrada dessa peça, há uma anilha de borracha. É essa pequena peça que faz a vedação. Usar a fita veda rosca vai impedir que essa anilha desempenhe seu papel, o que pode causar vazamentos.

Atravesse a parte de baixo da torneira no vão da pia e, por baixo, use a porca para prendê-la. Use a chave-inglesa ou a chave de grifo para dar o aperto final. Em seguida, rosqueie o engate flexível na parte inferior da torneira até que fique bem firme.

Cozinha

Sabia que existe o jeito certo de aplicar a fita veda rosca? Já que, na hora de rosquear a torneira, o giro acontece no sentido horário, a fita veda rosca deve ser aplicada no sentido anti-horário. Isso evita que ela comece a embolar enquanto a torneira está sendo rosqueada. Então, depois de aplicar a fita, gire a torneira até que fique bem firme.

Viu que legal? Agora você já sabe como instalar uma torneira nova. O importante é usar as ferramentas certas e de qualidade para que tudo ocorra bem durante a instalação.

Já que você gosta de aprender a fazer as coisas em casa por conta própria, leia o artigo “Problema hidráulico: conheça os mais comuns e como solucioná-los”.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário