Dicas

Como saber se estou conseguindo comprar online com segurança?

março 4, 2019
comprar online com segurança
Tempo de leitura 3 min

Comprar pela internet traz uma série de vantagens. Não é necessário enfrentar filas, trânsito, pagar estacionamento e por aí vai. Contudo, mesmo com os benefícios de comprar em e-commerce, algumas pessoas ainda possuem insegurança devido ao medo de cair em fraudes. Se você deseja comprar online com segurança, saiba que existem maneiras de identificar quais sites são seguros.

Confira a seguir algumas dicas de como saber se o site de uma loja online é válido. Não deixe de ler!

Digitar o site direto no navegador

Evite clicar em links enviados por e-mail e WhatsApp com promoções imperdíveis. Na maioria das vezes, essas promoções não são verdadeiras e te direcionam para sites falsos, com o intuito de obter seus dados pessoais.

Quando digitar o endereço na barra do navegador, observe se ele vai mudar ou vai permanecer o mesmo depois que o site carregar. Se ele mudar, pode ser que o site seja clonado e por isso está te direcionando para outro endereço.

Pesquisar a reputação do site antes de comprar

Antes de finalizar a sua compra, confira o que outros usuários já falaram sobre a loja. Essa pesquisa pode ser realizada no Google ou nas redes sociais. Hoje em dia as pessoas utilizam os canais digitais para seguir as suas marcas favoritas e também para fazer reclamações.

É muito comum que as pessoas busquem por esclarecimento nas redes sociais, pois é um canal muito eficiente. Imagine a situação: um cliente insatisfeito que comenta seu problema em uma publicação da loja repercute negativamente na imagem da marca. Por isso, as lojas se preocupam em resolver o problema o mais rápido possível.

Além da reputação, verifique se o site possui um canal de relacionamento com o consumidor. Dispor de uma política de trocas e canal exclusivo para reclamações mostra comprometimento em se comunicar com o cliente. No caso de algum problema, você sabe que pode resolver rapidamente.

Verificar os certificados do site

O site seguro possui alguns indicadores fáceis de identificar.

  • cadeado de segurança ou https: é um protocolo de segurança que aparece logo no início da barra de navegação e indica que as informações do site são criptografadas. Dessa forma não haverá interceptação de dados;
  • avaliação Ebit: esse site faz avaliações e certifica a loja sobre o seu processo de compras online, mostrando a credibilidade do estabelecimento. No site oficial é possível conferir os comentários feitos por outros usuários;
  • movimento Compre & Confie: este movimento gera um selo de compras para o site de loja virtual que garante ser aquele um site seguro. O aplicativo notifica todas as transações realizadas pelas lojas que aderiram ao movimento e, se alguma compra for realizada de forma indevida, ela pode ser bloqueada pelo aplicativo instalado no celular do consumidor.

Pesquisar a razão social da empresa

Para aumentar a confiança e diminuir os riscos de fraude, você pode procurar pelo CNPJ da empresa. O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um documento necessário para a empresa operar legalmente no Brasil e gerar nota fiscal dos produtos. De acordo com o Decreto Federal 7.962/13 ― Lei do e-commerce, é obrigatório que o site tenha seu CNPJ no rodapé. Se por algum motivo a loja que você estiver comprando não tiver, desconfie.

Assim sendo, é possível identificar se a loja online oferece dados suficientes que comprovem a segurança das transações simplesmente observando os dados que ela disponibiliza no seu site.

O consumidor que está atento e faz uma pesquisa antes de finalizar a compra consegue comprar online com segurança. Além disso, tome cuidado ao inserir as suas informações pessoais em computadores compartilhados e não passe seus dados para estranhos.

Para receber mais conteúdos e ficar por dentro das nossas promoções, nos acompanhe pelo Facebook!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário