Faça você mesmo

Como reduzir o custo da construção? Saiba aqui!

maio 27, 2019
custo da construção
Tempo de leitura 3 min

Construir é uma tarefa que exige paciência e muita pesquisa para que o valor final da obra fique dentro do orçamento. Porém, com um bom trabalho antes de assentar o primeiro tijolo, é possível reduzir o custo da construção com técnicas simples, sem prejudicar a qualidade final.

Assim como qualquer empresa ou família, otimizar os recursos é fundamental para conseguir atingir mais objetivos. Para quem vai construir, a dica é a mesma: tente fazer mais com menos. Além de buscar profissionais que aceitem fechar pacotes pela obra pronta, é possível também reduzir os custos na compra de materiais.

Ficou interessado em como fazer isso? Confira nossas dicas neste post!

Compre materiais online

Utilize a tecnologia a seu favor. Se até pouco tempo atrás você tinha que percorrer diversas lojas de construção em busca dos materiais mais adequados, negociar valores e prazos de pagamento, agora essa etapa pode ser feita totalmente online.

Com o fortalecimento da transformação digital em praticamente todos os meios, o setor de materiais de construção também foi para o ambiente online e é possível comprar o que você precisa via internet. No ambiente digital é possível fazer tudo o que faria numa loja física, e com a vantagem inclusive de conseguir preços mais baratos — já que não há custos adicionais como aluguel, funcionários, entre outros — que encarecem os produtos.

Faça um planejamento

Entender cada detalhe da obra é fundamental para reduzir o custo final da construção. Com planejamento, é possível compreender todas as etapas e dimensionar a quantidade material utilizado. Assim, será possível comprar todo o cimento para a obra de uma só vez, por exemplo, ganhando um desconto pela quantidade.

Outra forma é entender os tipos de materiais que podem ser utilizados e optar por aqueles que apresentam melhor custo-benefício. Por exemplo, você pode optar por um tipo de piso que apresente qualidade semelhante aos demais, mas que exigirá menos argamassa para sua instalação. No final, verá que economizou dinheiro.

Crie metas de gastos

Estabelecer metas de gastos também contribui para redução final do custo. Isso é possível ao fazer um acompanhamento mais detalhado de cada etapa da execução da obra. Dessa forma, é possível evitar que imprevistos ocorram e gerem gastos extras.

Sem contar que com metas é possível controlar melhor cada etapa, evitando inclusive atrasos que vão encarecer a mão de obra quando o projeto for concluído.

Reavalie fornecedores ainda durante a obra

Comprar material apenas baseado no menor preço nem sempre é um bom negócio. Considere vários fatores, como o prazo de entrega: se o fornecedor não cumprir a data prevista isso pode atrasar seu cronograma de trabalhos e você terá de pagar a mão de obra para ficar parada.

Outra forma de avaliar os fornecedores é em relação aos prazos de pagamento, ou mesmo um desconto no valor final. Dessa forma, reavalie toda vez que precisar fazer nova compra de materiais qual é a mais rentável.

Como você acompanhou até aqui, reduzir custos não significa comprar materiais de qualidade inferior. Ao contrário, com inteligência e planejamento, é possível até mesmo ter uma obra com melhor acabamento gastando menos.

Se gostou de nosso artigo sobre como reduzir o custo da construção, leia agora mesmo este material que preparamos com dicas sobre o planejamento e controle das obras. Boa leitura!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário