Dicas

Como escolher a melhor paleta de cores para uma casa?

junho 27, 2019
paleta de cores para casa
Tempo de leitura 3 min

As colorações podem transformar um ambiente e interferir diretamente no seu bem-estar. Por isso, é tão importante definir uma paleta de cores para a casa, escolhendo com amor os tons de cada detalhe.

Entender a influência das cores no dia a dia é determinante para que você descubra os tons ideais para a sua casa, como criar aquele ambiente aconchegante e que expresse a sua personalidade.

Acompanhe este artigo e entenda um pouco mais sobre o que é uma paleta de cores e como elas podem interferir no bem-estar de quem está no ambiente!

O que é uma paleta de cores para a casa?

Quando pensamos em decorar ou pintar a casa sempre surge a dúvida: qual cor escolher? Portanto, a dica é: defina primeiro a sua paleta de cores, ou seja, pense na combinação de tonalidades que você gosta e planeje para que elas fiquem harmônicas.

Pesquise pelas cores do círculo cromático e entenda melhor sobre as cores primárias, secundárias e terciárias para que, assim, tome uma decisão mais coerente e equilibrada.

O que devo considerar na hora de montar minha paleta de cores?

O primeiro e mais importante ponto a ser considerado é em relação às cores que refletem a sua personalidade. Elas fazem parte de um universo de preferências muito particular e que pode influenciar diretamente na sua rotina e bem-estar.

Nossa reação e favoritismo por determinadas cores reflete muito quem somos e como nos sentimos. O azul, por exemplo, traz a sensação de relaxamento e calma. Enquanto isso, a cor laranja estimula a vitalidade. Já o amarelo estimula a mente, atraindo novas ideias e boas energias.

No entanto, é necessária uma pesquisa um pouco mais aprofundada para criar uma combinação harmônica para os ambientes. É muito importante, também, observar quais são as cores que predominam nos espaços, como os pisos, móveis e paredes, além de entender qual clima você deseja transmitir em cada cantinho.

Posso escolher cores diferentes para um mesmo ambiente?

Sim, você pode — desde que esteja dentro da paleta de cores definida previamente. É possível trabalhar essas cores nas paredes, nos móveis, nos objetos de decoração e até mesmo nos objetos essenciais ao seu lar.

Por exemplo: caso o seu sofá seja de uma cor neutra e você queira mais vitalidade para o ambiente, coloque uma manta colorida, amarela ou azul para trazer aconchego e vida ao espaço.

As cores muito escuras, intensas ou sóbrias podem causar cansaço às pessoas que estão no ambiente, por isso procure sempre um equilíbrio. E não se esqueça de observar a iluminação dos cômodos, visto que elas podem alterar consideravelmente a tonalidade das cores e causar efeitos diferentes do que você esperava.

Equilibrar, renovar e escolher uma nova paleta de cores para a casa pode transformar sua residência em um lugar mais agradável e aconchegante, além de trazer vida aos ambientes, ajudando nos momentos de lazer, descanso e, até mesmo, de trabalho.

Está planejando fazer mudanças e tem dúvidas sobre reforma residencial? Então leia este artigo e saiba como começar. Boa leitura!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário