Dicas

Entenda como resolver problemas com infiltração de uma vez por todas

junho 21, 2019
problemas com infiltração
Tempo de leitura 3 min

Infiltração em casa é sempre um transtorno que todo mundo quer evitar, não é mesmo? Mas nem sempre sabemos o motivo pelo qual acontece esse contratempo e a solução, geralmente, parece complicada.

Por esse motivo, neste post apresentamos possíveis causas, soluções e cuidados que você deve ter para evitar problemas com infiltração. Acompanhe!

O que causa a infiltração?

Normalmente, a principal causa de infiltrações é a falha ou ausência de impermeabilização da residência, ou seja, a água penetra com facilidade nas paredes, causando problemas na estrutura e danificando móveis.

No entanto, existem outros fatores que também podem motivar esses transtornos:

  • sistema de drenagem ruim;
  • rachaduras nas paredes;
  • problemas e defeitos no sistema hidráulico da casa;
  • caimento inadequado do piso;
  • falha de impermeabilização de pisos, lajes e fundação.

Como prevenir?

Como em todos os processos da obra, a impermeabilização também deve ser planejada. É preciso um projeto específico que detalhe quais serão os produtos usados e que sejam, preferencialmente, de qualidade.

Da mesma maneira, é necessário planejar as formas de execução das técnicas para aplicação dos sistemas ideais de impermeabilização para cada obra. Fique atento ao planejamento do sistema hidráulico para que no futuro ele não cause problemas de infiltração, gerando prejuízos financeiros com reforma e reparo de projetos malfeitos.

O que fazer quando surgirem problemas com infiltração?

É de extrema importância não menosprezar os transtornos que surgirem com infiltrações na sua residência. Uma pequena negligência pode aumentar a proporção do problema e causar danos ainda maiores.

Verifique sempre esquadrias e portas, as lajes, calhas, paredes e rodapés, aterros e escavações, telhas quebradas e os pisos. Assim que detectar a infiltração, resolva o problema. Observe constantemente paredes com móveis encostados, já que eles podem mascarar a situação.

Em períodos chuvosos redobre a atenção e, se possível, procure sempre uma ajuda especializada. Preste atenção também no odor de umidade dentro da residência, ele pode ser um indicativo de infiltrações escondidas.

Quais os cuidados específicos?

Durante o projeto de construção, na reforma ou quando fizer reparos na residência, vale ter alguns cuidados como:

  • escolher a tinta correta, que tenha função impermeabilizante;
  • observar os pisos e azulejos, pois nem todos são impermeáveis;
  • verificar se o terreno da construção é muito úmido;
  • certificar-se de que os materiais usados são de boa qualidade.

Um projeto adequado evita futuros problemas com infiltração. Mas se eles surgirem, esse planejamento evita que os gastos sejam ainda maiores do que em construções malfeitas. Por isso, lembre-se de escolher materiais de qualidade para toda a obra, como o encanamento, pisos e azulejos, calhas e tintas.

E, mesmo depois da obra pronta, é muito importante realizar constantemente a manutenção da residência. Chuvas e ventos podem quebrar telhados e calhas, gerando danos à construção.

Procure sempre por um profissional qualificado para a resolução definitiva dos problemas com infiltração e evite reparos provisórios. Esses transtornos são muito comuns e podem surgir a qualquer momento, por isso é necessário um olhar sempre atento.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais! Assim, seus amigos também poderão ficar informados sobre possíveis problemas de infiltração.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário