Diversão e Lazer

Entenda agora mesmo como montar um projeto de área de lazer

maio 20, 2019
projeto de área de lazer
Tempo de leitura 4 min

Nada melhor que ter um local exclusivo para relaxar após o expediente, receber os amigos ou curtir a companhia dos familiares. Para quem ainda não conta com um cantinho especial para esses momentos em casa, é importante buscar formas de tirar um projeto de área de lazer do papel.

Várias etapas compõem a montagem de um ambiente propício para o descanso ou a diversão. Se você quer saber quais são elas e como cumprir cada uma, fique conosco!

Conhecer as necessidades da família

Uma área de lazer pode ser estruturada de diversas maneiras. Portanto, antes de qualquer coisa, é preciso fazer um levantamento das necessidades da família e saber o que cada pessoa gostaria de encontrar no local: uma churrasqueira com uma mesa de refeições, um parquinho para as crianças, uma piscina etc.

Com base nas ideias, todos devem entrar em um acordo sobre o que será feito. Ao mesmo tempo, é crucial analisar o tamanho e as condições do terreno para ter certeza de que comportará todos os equipamentos, as instalações e os móveis previstos.

Planejar o projeto de área de lazer

Um detalhe importante é o orçamento disponível para o desenvolvimento e a execução do projeto. Sendo assim, comece a pensar em formas de criar uma reserva financeira. Se você ainda não possui o montante necessário, vale a pena cortar gastos até obter a quantia que permitirá construir a área de lazer.

Contratar bons profissionais é uma maneira de garantir auxílio na elaboração de um orçamento e de um cronograma de obras.

O apoio de especialistas fará com que você aproveite melhor o valor destinado à montagem do novo espaço, definindo, por exemplo, o piso ideal, os revestimentos mais adequados, a técnica de pintura indicada para cada superfície, entre outros pontos.

Comparar opções de produtos

Montar uma área de lazer completa exige o investimento em insumos e em diversos itens de acabamento. Dependendo dos serviços envolvidos no projeto, você também precisará de ferramentas e equipamentos específicos para cada atividade.

Em todo caso, pesquise opções de produtos nas lojas especializadas em itens para reforma e construção. Uma ótima alternativa é comparar os preços em lojas online. Apenas certifique-se de escolher um e-commerce de confiança para adquirir materiais de qualidade e contar com uma ampla variedade de mercadorias.

Definir os acabamentos

Trabalhos de pintura e aplicações de revestimentos possivelmente farão parte do seu projeto de área de lazer. Como esses espaços costumam ficar na área externa da casa — instalados em quintais, coberturas ou varandas —, é importante priorizar produtos que aliem beleza e funcionalidade.

Nos pisos e nas calçadas, por exemplo, vale incluir materiais antiderrapantes para evitar quedas e escorregões. Porcelanatos com superfície rugosa e que tenham uma estética interessante são excelentes opções de acabamento nesses casos.

Já nas regiões que exigem facilidade de limpeza, como a borda da churrasqueira ou a parede atrás de uma pia externa, o ideal é colocar peças lisas e brilhantes. Bons exemplos são as pastilhas de vidro, que podem surgir em forma de painéis coloridos ou em cores neutras.

Mobiliar e decorar

O último passo para deixar o ambiente confortável é adicionar móveis e acessórios. Se for um espaço ao ar livre, o ideal é utilizar mesas, cadeiras, bancos e banquetas que resistam à ação da chuva e do sol. Modelos fabricados em alumínio, inox ou madeira impermeabilizada funcionam bem.

Você também pode apostar em itens complementares, como um gazebo para fornecer sombra. Para finalizar, não se esqueça dos artigos decorativos: um conjunto de quadros, uma escultura diferenciada ou jardineiras repletas de flores darão um toque de estilo e personalidade ao local.

E então, ficou com vontade de começar seu próprio projeto de área de lazer? Lembre-se de fazer um estudo minucioso sobre o espaço e de considerar o orçamento da família em cada decisão. Assim, suas expectativas serão atendidas e você não precisará lidar com dores de cabeça.

Agora, que tal aprender a comprar online sem preocupações? Leia o próximo post e saiba como fazer isso com segurança!

Sem comentários

Deixe um comentário