Faça você mesmo

Na ponta do lápis: afinal, quanto custa reformar um banheiro?

janeiro 25, 2019
quanto custa reformar um banheiro
Tempo de leitura 5 min

Planejar-se para começar uma obra em casa é fundamental se você deseja evitar gastos desnecessários durante o processo de execução. Sendo assim, colocar alguns valores na ponta do lápis e analisar quanto custa reformar um banheiro é extremamente importante para que não ocorram aborrecimentos futuros.

Pensando nisso, preparamos este material com algumas informações importantes a considerar antes mesmo de iniciar todo o quebra-quebra. Se você ficou curioso e quer economizar na sua reforma, não deixe de conferir o conteúdo até o final!

Quanto custa reformar um banheiro?

Seu sonho é ter um banheiro lindo, completo e que atenda às suas necessidades? Então confira alguns elementos essenciais que você não pode deixar de considerar na reforma desse ambiente.

Projeto

Investir em um bom projeto é fundamental. Na verdade, ele garante que todas as necessidades e gostos do morador sejam atendidos, como iluminação, material, cores e suas demais preferências. Enfim, tudo é pensado na hora da composição do projeto, que geralmente é entregue em 3D para que você tenha uma prévia do resultado.

Trata-se de um trabalho feito por arquitetos ou design de interiores. O valor vai depender do profissional e do tamanho do espaço que vai ser decorado.

Piso

É muito difícil alguém planejar reformar o banheiro e não pensar na troca do piso, mesmo que seja uma obra motivada por infiltrações. Modernizar o banheiro começa pelo piso e essa, talvez, seja a pior parte, visto que geralmente passa por demolição. Nessa fase, é muito importante escolher bem o material, já que o piso precisa ser resistente e ao mesmo tempo bonito. Confira alguns modelos:

  • porcelanato Cerâmico ViaRosa 31×58 BR31000 Classic White;
  • porcelanato cerâmico Embramaco 62×62 62/4001 Subway.

O valor médio desse orçamento depende do tamanho do ambiente.

Revestimento/paredes

O revestimento é um elemento fundamental para calcular quanto custa reformar um banheiro. Como áreas molhadas precisam de uma garantia de que não ocorrerá infiltrações futuramente, contar com materiais de boa qualidade pode fazer o caro sair barato. Portanto, alguns revestimentos que compensam o investimento:

  • porcelanato cerâmico Viarosa 31×58 classic white;
  • pastilha de Vidro 30×30 PR4838 Sand Stone.

Louças

As louças podem variar bastante de preço, pois há diversos modelos no mercado para atender aos mais variados gostos. Por exemplo, um vaso sanitário com caixa acoplada pode ser encontrado por preços que variam bastante, e isso ocorre com pias, cubas e bancadas — ou seja tudo terá a ver com o tipo de material que deseja para seu banheiro e o que poderá investir em cada um desses itens.

Metais

Escolher os metais para o banheiro também não é uma tarefa fácil, principalmente porque há uma grande variedade de opções no mercado. A diversidade de preço também ocorre e, por isso, você deve fazer sua escolha pela qualidade, uma vez que existem marcas renomadas e o ideal é optar por elas devido ao custo-benefício que oferecem. São considerados metais para o banheiro:

  • torneiras;
  • misturadores;
  • chuveiro;
  • ducha higiênica;
  • acabamentos para registros.

Gabinetes

O gabinete é aquele elemento que vai garantir identidade ao ambiente — pode ser no estilo tradicional ou no mais moderno, isso dependerá do seu gosto pessoal. Existem muitos modelos à sua disposição que variam de preço devido a fatores como tamanho e material utilizado.

Mão de obra

Para obter o resultado de um trabalho bem-feito, é preciso contratar mão de obra qualificada, o que demanda um pouco mais de dinheiro. Para um banheiro de 5 metros quadrados, por exemplo, o custo desse serviço pode ser alto. Contudo, um profissional experiente faz todos os serviços de instalação das peças de revestimento e louças, tornando desnecessário contratar mais uma pessoa —, o que vai garantir uma boa economia.

Quais as principais dicas para acertar na reforma do banheiro?

Os motivos para desejarmos uma reforma no banheiro podem ser variados. Entre eles, podemos citar a valorização do imóvel, razões estéticas, consertos hidráulicos, entre outros. Dessa forma, se você está pensando em dar uma repaginada no seu queridinho, conheça algumas dicas e tenha uma ideia de quanto custa reformar um banheiro:

  • faça um planejamento: planejar é essencial para manter qualquer obra sob controle. É nessa fase que decidimos sobre tudo que será feito: se o espaço deverá ser ampliado, se será preciso quebrar paredes e desfazer acabamentos, entre outras ações. É bom que nessa etapa seja feito um layout do projeto para saber como ficará o ambiente depois de pronto;
  • siga seu orçamento: estude os gastos que envolvem reformar um banheiro e saiba o quanto realmente poderá gastar. Para isso, é bom pesquisar, comparar preços e, se possível, negociar, visto que algumas lojas são flexíveis nesse aspecto. Mas, nunca abra mão da qualidade, pois o resultado da obra dependerá disso;
  • utilize mão de obra qualificada: não importa o motivo da obra, seja por simples mudança na aparência, seja para restaurar ou ampliar o ambiente, uma reforma necessitará sempre de mão de obra qualificada. Trata-se de uma medida que evitará aborrecimentos futuros;
  • opte por móveis funcionais: encomendar móveis planejados contribui para o aproveitamento do espaço. No entanto, para orçamentos mais modestos, algumas lojas disponibilizam excelentes gabinetes prontos, com modelos para os variados bolsos. E não se esqueça dos acessórios, como espelhos, kits de bancada e bandejas.

Como conseguir economizar na hora de adquirir os materiais?

Uma ótima ideia para quem está começando a planejar a reforma do banheiro é adquirir os materiais em lojas on-line. Assim, você consegue garantir preços mais justos, além de ter uma ampla variedade de peças disponíveis nos diversos sites de e-commerce para produtos de construção. Outra vantagem também é a chance de fazer um investimento mais otimizado, visto que é muito mais fácil e cômodo realizar pesquisas pela internet.

Agora que você já sabe quanto custa reformar um banheiro, é hora de dar o primeiro passo para a tão sonhada obra, não é mesmo? Com nossas dicas, é possível passar por ela com mais tranquilidade, garantindo que sua obra fique do jeitinho que você quer.

Gostou deste artigo? O que acha de conhecer nosso site e saber o que ele pode oferecer a você? Faça-nos uma visita e se surpreenda com a variedade de opções!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário