Faça você mesmo

Como fazer reparo hidráulico em casa? Aprenda agora!

abril 2, 2019
Reparo Hidráulico
Tempo de leitura 3 min

O que você faz quando alguma coisa na sua casa ou apartamento precisa de conserto? Contrata um profissional experiente? Pois saiba que nem sempre é preciso buscar ajuda especializada para resolver os problemas corriqueiros que aparecem no imóvel. Mesmo sem treinamento, é possível fazer pequenos consertos em sua residência, como um reparo hidráulico simples em caso de vazamentos, torneira pingando ou sifão entupido.

As vantagens do estilo “faça você mesmo” vão muito além de simplesmente poupar dinheiro: você economiza tempo (já que não precisa aguardar o prestador de serviços), evita receber pessoas desconhecidas em casa e ainda pode escolher os materiais de sua preferência, com qualidade e preço que cabem no seu bolso.

Por isso, se você nunca precisou fazer nenhum reparo hidráulico em casa, mas quer estar preparado para tomar conta da manutenção do seu imóvel, confira alguns consertos que você pode realizar sem dificuldade.

Desentupir uma pia na cozinha ou banheiro

A maneira mais simples de resolver esse tipo de problema é fazer a limpeza ou a troca do sifão. Essa peça pode ser desenroscada com facilidade, mas é importante deixar que toda a água escoe antes de iniciar o reparo hidráulico. Depois de remover o copo do sifão, é possível limpar o encanamento com uma escova própria e retirar a sujeira acumulada. Ao remontar, verifique se a vedação não está comprometida.

Reparar uma válvula de descarga disparada

Se a válvula de descarga estiver enroscada, o desperdício de água é constante, já que a água não para de correr. Nesses casos, é fundamental fazer a troca do equipamento, seguindo as instruções do fabricante.

Consertar um vaso sanitário entupido

Existem várias soluções caseiras e produtos que prometem desentupir sanitários sem esforço, mas nem todas as opções são seguras. Além de químicos fortes, alguns produtos contêm substâncias prejudiciais à saúde e que podem comprometer os encanamentos. Se o entupimento não puder ser resolvido com um desentupidor simples, vale a pena contratar uma empresa especializada.

Descobrir a existência de um vazamento

O aumento na conta de água pode sinalizar a necessidade de um reparo hidráulico, mas nem sempre o problema é visível. Para investigar a possibilidade de um vazamento no imóvel, existe um teste simples que qualquer pessoa pode fazer.

Antes de começar, verifique se todas as torneiras estão fechadas (mas mantenha o registro geral aberto) e anote a numeração do hidrômetro. Durante algumas horas, não use a água dentro do imóvel, e após esse período, confira a leitura do hidrômetro novamente. Qualquer alteração na numeração é um indicativo de vazamento interno que deve ser investigado.

O passo a passo de qualquer reparo hidráulico é muito simples:

  1. feche o registro geral de abastecimento de água;
  2. localize o problema;
  3. faça o conserto ou troque a peça danificada;
  4. abra o registro;
  5. faça um teste para comprovar a eficácia do reparo.

Não é tão difícil fazer pequenos consertos em casa, não é mesmo? Utilizando materiais de qualidade e fazendo um bom trabalho, você consegue estender o prazo de manutenção preventiva e evitar problemas e transtornos no futuro.

Porém, existem casos mais complexos em que o auxílio especializado é necessário. Por isso, quando não souber como realizar um reparo hidráulico ou qualquer outro tipo de conserto em seu imóvel, não hesite em buscar um profissional de confiança.

E você, costuma colocar a mão na massa e cuidar pessoalmente dos problemas em sua residência? Para receber mais dicas sobre reparos domésticos e manutenção, assine nossa newsletter!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário