Dicas

Tipos de torneiras para cozinha: entenda como escolher o melhor

junho 14, 2019
tipos de torneiras para cozinha
Tempo de leitura 4 min

Escolher a melhor torneira para cozinha envolve não apenas enquadrá-la no projeto desse espaço da casa, mas também ficar atento às suas funcionalidades. Na verdade, existem muitos modelos, dos mais simples aos mais sofisticados e vale a pena pesquisar bem antes de comprar.

Por isso, é importante saber o espaço disponível para sua instalação, se prefere que ela seja colocada na parede ou na bancada, entre outros detalhes. Se você já tem o espaço pronto, ótimo — se não, tente adaptá-lo da melhor forma ao projeto de sua cozinha, combinando cor e estilo para tornar o ambiente o mais harmônico possível.

Neste post, você vai conhecer os tipos de torneiras para cozinha mais comuns e entender como escolher o melhor. Acompanhe!

Quais os tipos de torneiras para cozinha?

A tarefa de escolher uma torneira para cozinha, ultimamente, tem sido mais difícil devido à grande variedade de modelos que encontramos no mercado. Por esse motivo, separamos alguns tipos mais usados, confira!

Torneira tradicional

Conhecida também por convencional ou fria, esse tipo é o mais comum, servindo única e exclusivamente ao seu propósito. Essa torneira tem um registro que controla a saída de água em temperatura ambiente e não tem nenhuma tecnologia, sendo o mais simples dos modelos. Pode ser instalada na parede ou na bancada.

Torneira com filtro

Essa torneira é bastante prática, pois tem um aparelho de filtragem embutido, proporcionando a praticidade de ter água filtrada a qualquer momento. Geralmente, fica presa à parede.

Torneira monocomando

Conhecida também por gourmet, a torneira monocomando garante água em duas temperaturas. É possível controlar a saída de água fria e quente acionando um mesmo comando. Seu maior atrativo é a versatilidade no tocante à temperatura da água. Sua maior desvantagem é o custo elevado.

Torneira elétrica

Essa torneira é utilizada na cozinha, mas pode ser usada também em outros locais, como lavabo e banheiro. É bem prática, visto que sua temperatura pode ser regulada e as atividades podem ser executadas com mais conforto. Podem vir com um aquecedor no próprio corpo da torneira.

Torneira com misturador duplo comando

Esse tipo de torneira também é muito comum. Pode ser utilizado tanto em cozinhas, como em lavabos e banheiros — dependendo do modelo. Da mesma forma que a monocomando, é possível desfrutar de água fria e quente, com o diferencial de ter dois registros.

Quais os aspectos funcionais que você deve observar?

A primeira coisa que você deve considerar ao comprar esse item é o material de que é feito a torneira. Sendo assim, existem dois tipos: metal e plástico ABS. Confira:

  • metal: a parte de dentro ou miolo, geralmente, pode ser fabricada de latão, liga de zinco, liga de cobre e aço inoxidável. Apesar de todos funcionarem adequadamente, o que tem maior durabilidade é o latão, visto que resiste mais à corrosão. O revestimento de uma torneira de metal é, geralmente, cromado;
  • ABS: conhecido também como plástico de engenharia. Essas torneiras têm a cor branca, mas podem ser pintadas e encontradas em outras cores. São mais baratas que as de metal, mas sua durabilidade é menor.

Como saber as dimensões de torneiras para cozinha?

Para não errar na escolha desse item, fique atento a duas questões importantes: primeiro, à altura da torneira em relação à cuba da pia e segundo, no comprimento da bica, que deve ter o jato direcionado ao ralo. Assim, você garantirá o conforto na hora de lavar louças sem que espirre água para todo canto.

É importante que haja um mínimo de 30 cm de distância entre a ponta da torneira e o ralo, para que a pia da cozinha seja confortável. Dessa forma, as tarefas podem ser feitas com um espaço considerável.

Para fazer uma escolha adequada, é bom saber antes quais são as suas principais necessidades e preferências. Existem tipos de torneiras para cozinha que agradam todos os bolsos e gostos. Basta seguir seus objetivos e selecioná-las de acordo com o que deseja!

Gostou deste post? Pensa em comprar alguns dos modelos de torneira que mostramos? Acesse o site da Guedes Materiais e confira todas as opções!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário