Dicas

Como lidar com vazamento de água em casa? Saiba agora!

julho 12, 2019
vazamento de água
Tempo de leitura 3 min

Descobrir que tem um vazamento de água em casa geralmente é sinônimo de dor de cabeça. Além do aumento dos gastos, dependendo do tipo de vazamento, ele pode inclusive causar problemas por conta da umidade ou necessidade de quebrar paredes.

O fato é que ninguém quer um problema hidráulico em sua residência. Porém, caso isso ocorra — afinal de contas, não estamos totalmente livres disso —, é importante identificar rapidamente a causa e solucioná-la, evitando danos maiores. Lembre-se de que, dependendo do vazamento, móveis ou rede elétrica podem ser comprometidos.

Para que você consiga identificar mais facilmente um vazamento e solucioná-lo, preparamos este artigo. Confira agora mesmo!

Como identificar o vazamento

Nem sempre identificar um vazamento de água é fácil. Em geral, um aumento no valor da conta é o principal indicativo de que algo está errado.

O primeiro passo é fechar todas as torneiras e registros, e verificar se ainda assim há indicativo de consumo no medidor de entrada. Se sua residência tiver caixa d’água, feche também todos os registros e verifique se o nível diminui após um período de, ao menos, duas horas.

Porém, detectar onde está o problema requer uma vistoria completa em todas as torneiras, mangueiras e conexões. Nesse caso, haverá umidade excessiva que indicará o ponto de vazamento. Se for na tubulação interna das paredes, é necessário atenção redobrada, observando se há manchas ou mofo — o que indica umidade além do normal.

Vaso sanitário

Um “vilão” dos vazamentos é o vaso sanitário. Nesse caso, para identificar o problema, pode ser usada uma receita caseira: colocar uma colher de pó de café nas paredes internas do vaso. Se não houver qualquer marca no pó, não há vazamento. Mas, se ele for cortado por pequenos filetes de água, é sinal de que a válvula precisa de reparos ou substituição.

Como consertar o problema

Identificando o ponto, é hora de consertá-lo o quanto antes. Primeiro, feche o registro geral de água e abra as torneiras para escoar todo o líquido que estiver dentro do encanamento. Vede o local do vazamento com uma borracha e prenda com uma abraçadeira de aço. Isto deverá solucionar o problema se houver fissura na tubulação.

É possível, também, usar kits que usam resina de vidro para o reparo, vendidos em lojas de materiais de construção. Seguindo as recomendações, o problema será facilmente resolvido.

Se o vazamento estiver na junção do encanamento, seque bem a área, aplique massa de vidraceiro ao redor da emenda e deixe secar. Depois, é só abrir novamente o registro.

Canos de PVC

Em canos de PVC, é necessário um reparo diferente, mas eficiente. Nesse caso, é preciso serrar fora a parte danificada, lixar as pontas, aplicar cola própria e encaixar uma parte nova. Após secar, basta religar o registro.

Como vimos, é fundamental encontrar e solucionar o mais rapidamente possível qualquer vazamento de água. Porém, a tarefa às vezes pode requerer a ajuda de um profissional, pois poderá ser necessário quebrar paredes, fazer o reparo interno e, depois, recuperar novamente a parede. Pode parecer uma tremenda dor de cabeça, mas é necessário para que essa infiltração não cause até mesmo problemas estruturais na sua casa.

Gostou deste nosso artigo sobre vazamento de água? Então, veja como desentupir vasos sanitários — outro problema comum em residências. Boa leitura!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário